Espaço Colaborativo
de Atividades Educativas
e Práticas de Ensino em Filosofia
Filmes que inspiram ...
Night School (2016)
O documentário acompanha as dificuldades, as perspectivas e o dia a dia de três adultos que voltam ao ensino médio para conseguir seus diplomas em Indianápolis – cidade com um dos menores índices de conclusão do ensino médio dos Estados Unidos.
​
Onde assistir: Site Night School
Duração: 85 min
Cena de Night School (2016)
Educação proibida (2012)
Questiona as lógicas da escolarização moderna e as formas de entender a educação. O documentário não poupa críticas ao modelo prussiano (com alunos sentados em fileiras e anotando o que o professor reproduz em seu monólogo, em preparação para as provas) e mostra experiências não convencionais de oito países. Mais de 90 educadores foram entrevistados nessa obra.
​
Duração: 115 min
Esperando pelo
Super-Homem (2010)
Um documentário que aborda as deficiências do sistema educacional dos Estados Unidos, por meio da história de cinco famílias americanas. Elas precisam entrar em uma espécie de “bingo” para matricularem seus filhos em uma boa escola.
Onde assistir: Vimeo
Duração: 111 min
Sementes do nosso quintal (2012)
Retrata o cotidiano da escola Te-Arte, de São Paulo, que ensina os alunos de forma lúdica, sem separação de idades e em contato com a natureza e animais. O documentário pode servir de inspiração para quem tem interesse em desenvolver iniciativas relacionadas a primeira infância.
Onde assistir: Videocamp
Duração: 116 min
Girl rising (2013)
​
Histórias de nove meninas de 7 a 16 anos que vivem em comunidades de países pobres, como Nepal, Peru e Etiópia, e que buscam a oportunidade de frequentar uma escola. Dirigido por Richard Robbins, indicado em 2008 ao Oscar de melhor documentário (por Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience), Girl Rising é contado a partir de roteiristas locais renomados. Vídeo em inglês.
​
Onde assistir: Site Girl Rising
Duração: 101 min
Quando sinto que já sei (2014)
O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola. Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula.
​
Onde assistir: Youtube
Duração: 78 min
A máscara em que você vive (2015)
Neste documentário, educadores e especialistas refletem sobre como criar uma geração de homens mais saudáveis. O filme traz relatos de professores que perceberam, em atividades pedagógicas, que os alunos homens costumam esconder sentimentos como raiva e tristeza por medo de fugirem dos padrões de “masculinidade”.
​
Onde assistir: Netflix
Duração: 92 min
Nunca me sonharam (2017)
​
Com depoimentos de estudantes, professores, gestores e especialistas, Nunca me sonharam questiona o papel do ensino médio na formação dos jovens brasileiros, mostrando os desafios, os sonhos e as expectativas de futuro de quem vive a realidade das escolas públicas do país.
​
Onde assistir: Videocamp
Duração: 84 min
Being good (2015)
​
Being good segue o destino de 3 personalidades confrontadas com situações que eles pensa ter que superbe sozinhos. Eles seguem à risca o provérbio japonais que afirma que "Se você cai 7 vezes, levante-se 8 vezes". Akano, um jovem professor recentemente nomeado em uma escola elementar, se pergunta se não teria escolhido a profissão mais difícil de se exercer do mundo. Tem também Akiko, velho senhora que transborda gentileza e que experimenta os primeiros sintomas da dioença de Alzheimer.E tem também uma jovem mãe para que é difícil contrôler seus ataques de raiva. Este filme Mostra o quanto a benevolência pode salvar o mundo.
​
​